quinta-feira, 2 de maio de 2013
Antibiótico para crianças
Melina Cabral
Do Bolsa de Mulher
Muitas mães têm dúvidas a respeito de fazer o uso ou não de antibióticos nas crianças. Algumas alegam que os sintomas da doença passam logo nas primeiras horas de uso do remédio, outras são contra e afirmam que os antibióticos podem escurecer os dentes, baixar a imunidade das crianças, entre outros fatores.
Para esclarecer e tirar as dúvidas de muitas mamães conversamos com a médica Dra. Andrea Fetter.
O antibiótico faz mal para os dentes das crianças?
Os antibióticos possuem corantes que podem, com o tempo, escurecer os esmaltes dos dentes das crianças.
Quantas vezes por ano a criança pode fazer o uso do medicamento? Existe um limite anual?
Não existem limites quando se trata de antibióticos. Sempre que a criança apresentar um quadro de infecção bacteriana é preciso encaminhar ao médico para que ele trace o diagnóstico e indique o antibiótico correto conforme a necessidade.
Por que é preciso tomar por 10 dias seguidos?
De 7 a 10 dias é o usual. Geralmente se dá por 7 dias. Se for uma infecção mais complicada são indicados 10, dependendo do quadro da criança.
Se a criança tomar de forma errada o corpo pode criar uma resistência ao antibiótico?
Sim. O antibiótico geralmente é prescrito por um tempo determinado, assim como a hora e a frequência. É muito importante que se respeite o ciclo do medicamento. Se a mãe não obedecer ao horário nem os dias, a criança pega resistência e é preciso trocar o antibiótico. A febre, assim com os sintomas da doença, deve amenizar em, no máximo, 48 horas.
Por que é preciso tomar sempre no mesmo horário?
Antibiótico é um dos medicamentos mais chatos que existe. É preciso muita atenção e cuidado ao tomá-lo. O horário deve ser seguido rigorosamente, assim como os dias prescritos. Se você atrasar o horário, a concentração térmica do antibiótico no sangue fica ausente pelo tempo de atraso do horário, fazendo o corpo criar resistência ao medicamento.
Existem outras formas de tratar doenças como infecções bacterianas sem o uso de antibióticos?
Não existe. Infecção por outros agentes como viral e fungos você tem outros tratamentos, mas as infecções bacterianas somente são curadas com o uso de antibióticos.
Homeopatia ajuda no tratamento?
Não, isso é um mito. A homeopatia não ajuda em tratamentos para infecções bacterianas. Somente o uso do antibiótico prescrito pelo especialista.
Antibióticos para crianças e adultos são similares?
Temos grupos que são semelhantes e grupos que não são. Existem antibióticos para infecção pulmonar que podem ser usados nas crianças, mas tudo isso quem prescreve é o médico, e nunca o paciente ou os pais da criança.
A Dra. Andrea Fetter alerta que a automedicação nas crianças é um grande erros dos pais, além de ser muito perigoso. Muitas vezes sobra antibiótico e quando a criança aparece novamente com febre e sintomas da doença passada, a mãe lembra-se do antibiótico guardado e dá a dosagem ao filho. “Isso é um erro. Nunca automedique o seu filho sem antes ter passado por um especialista”, finaliza ela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário